quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A PRÁTICA DOCENTE

A prática docente

Devido aos acelerados avanços científicos, tecnológicos, informacionais e de comunicação, a sociedade humana vive problemas os quais não devem ser ignorados pela escola. Dessa forma a escola tem a função de preparar as pessoas para o mundo civil e é na prática docente que tais transformações precisam acontecer.
No mundo de hoje há uma grande necessidade de refletirmos sobre os problemas sociais, porque a escola dos últimos anos está preocupada em formar indivíduos autônomos e críticos com um critério próprio e capaz, frente aos problemas apresentados, hoje pela humanidade.
Uma alternativa de soluções para os problemas que afligem a sociedade seria a inclusão da transversalidade que pode dar origem a práticas, contextualizando os conteúdos trabalhados na sala de aula, constituindo-se de uma ligação entre a cultura cientifica e a cultura popular com uma visão antropológica e pela ligação com a realidade e os interesses dos alunos, que requer a participação de toda a comunidade escolar, prolongando-se ao próprio meio social.
Os desafios da escola nos dias de hoje tem como preocupação superar constantes problemas que surgem na vida escolar dos alunos. A escola por ser uma instituição social com o propósito explicitamente educativo tem o compromisso de intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e a socialização de seus alunos. É imprescindível a formação continuada que necessita ser oferecida aos professores a fim de oportunizar-lhes o preparo a respeito dos problemas que afetam a sociedade.
Precisamos transformar a escola em algo compatível com a realidade. Um dos caminhos é tirar os estudantes das salas de aula levando-os ao mundo da pesquisa para proporcionar aprendizagens mais significativas para a resolução de problemas. É importante estabelecer um trabalho cooperativo entre educadores, educandos, escola e família, possibilitando a abertura de canais de comunicação e de compreensão mútua. A atuação dos educadores e pais é fundamental para passar valores, edificar a autoconfiança e auxiliar os educandos na tomada de decisões.
Em tempo de mudanças paradigmáticas buscam-se alternativas para o trabalho da interdisciplinaridade. Através de projetos numa perspectiva de uma sociedade mais justa, democrática, humanística onde se promova o respeito, a dignidade e as liberdades fundamentais do homem. Precisamos construir e enfatizar os conhecimentos, as experiências e as habilidades.
O conhecimento deve ser de construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, idéias, imagens que nos permitem organizar a realidade. Para que este conhecimento aconteça é preciso investir em si próprio, fazer metas e objetivos com professor e aluno, adquirir informações, compreender as mudanças, ter visão clara da realidade.
O papel do educador da escola de hoje é de oferecer ao aluno condições para que ele possa aprender as informações a que tem acesso, sabendo filtrar o que é relevante, interpretar o que chega aos seus ouvidos e tornar tudo isso conhecimento. As crianças de hoje tem acesso cedo a todas as informações e com muita facilidade. Com isso vem o desinteresse do aluno pela escola, sendo que a escola é desatualizada por não ter condições financeiras.

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