segunda-feira, 22 de setembro de 2008

TRABALHO DE CAMPO

Trabalho de campo – Entrevista

1- Você conhece proposta de trabalho de projetos?
Com certeza a gente conhece vários projetos, uns desenvolvidos no colégio, outros a nível de município, estado, país e até por entidades não governais.

2- Você acha importante trabalhar utilizando essa proposta? Por quê?
Acho importante trabalhar utilizando projetos, desde que contemplem conteúdos que despertem nos alunos motivação e interesse. No trabalho com projetos o próprio aluno deve construir o conhecimento e o professor estar ciente em propor situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.
3- Sua escola trabalha com projetos pedagógicos? Por quê?
A escola trabalha com vários projetos pedagógicos, uns mais específicos por nível de ensino, como: drogas, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência. Outros envolvendo toda a comunidade escolar, como: Solidariedade, Meio ambiente, Valorização do idoso, Valores culturais, éticos e morais, Cultura Afro, Nota solidária, entre outros. Temos vários projetos extra classe em andamento, onde os alunos vem em turno inverso, entre eles: projeto horta, xadrez, música ...; Por que uns professores precisam para completar a sua carga horário e outros devido a sua importância em relacionar o conteúdo em consonância com o projeto político pedagógico.
4- Como os projetos são definidos?
Os projetos são definidos no início de cada ano letivo, programados no calendário escolar e elaborados durante as reuniões pedagógicas mensais, que se realizam nos sábados, e ou quando se faz necessário. Nestes projetos integram-se ações pedagógicas tais como: visita a bibliotecas, entrevistas com pessoas da comunidade, trocar idéias e experiências sobre o tema em questão. Só que é o professor que contribuir com o trabalho, trazendo para a sala de aula diferentes fontes de informações tais como: jornais, revistas, livros, documentos, textos colhidos na Internet, mapas etc., tudo de acordo com a proposta do trabalho. O correto seria o aluno buscar as informações conforme projeto proposto.
5- Qual a diferença em trabalhar com projetos em relação as demais formas de planejamento?
Com o trabalho de projetos, aprender deixa de ser um ato de memorização e nas demais formas de planejamento o ensinar significa mais repassar conteúdos prontos Sendo que nos projetos é o aluno que busca os dados, as ações e os problemas, para depois sistematizá-los e construir os conteúdos dos terminados assuntos pesquisados. Com isso, aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.
6-Que dificuldades você enfrenta ao trabalhar com a metodologia de projetos? Por quê?
Quanto a metodologia de projeto, a principal dificuldade é a coleta de dados e relacioná-los com a realidade dos alunos, criar condições favoráveis que facilitem a aprendizagem e liberar a capacidade de auto-aprendizagem do aluno, visando o seu desenvolvimento intelectual e emocional. Outra dificuldade é fazer com que o aluno participa ativamente do processo ensino-aprendizagem, em vez de comportar-se passivamente como receptor do conhecimento. Como fazer o aluno entender que ensinar é fazer pensar, é estimular para a identificação e resolução de problemas, é ajudar a criar novos hábitos de pensamento e ação e não somente transferir conhecimento de uma cabeça a outra, mas sim transmitir conhecimentos. O professor precisa evitar o excesso de verbalismo em suas aulas e sim fazer uso das tecnologias, trabalhar com recursos didáticos visuais e audiovisuais: ilustrações, cartazes, gráficos, fotos, desenhos, figuras, gravuras, mapas, objetos, entre outros materiais.
7- Relatar um projeto realizado na sua escola.

Responsável pelas informações: Professora Mª Lourdes Both para a estagiária Raquel.

Um comentário:

Sandra disse...

Realmente trabalhar com a pedagogia de projetos é muito importante, pois através dela é que construimos o conhecimento verdadeiramente significativo. Parabéns pelas respostas da entrevista, é um estímulo para todos nós educadores.